15 BENEFÍCIOS DE LER PARA UMA CRIANÇA

2 COELHOS COM UMA CAJADADA SÓ

Precisamos buscar a sabedoria Divina, aprender e ensinar sobre Deus, sobre suas regras, costumes, santos, sobre o amor, etc. Mas também precisamos da ciência humana, de aprender como as coisas aqui na Terra funcionam, criar coisas novas para facilitar nosso dia a dia, para melhorar vidas e aprender sobre nós mesmos.

Eclesiástico 4, 12-14 e 21

A sabedoria inspira a vida aos seus filhos;
ela toma sob a sua proteção aqueles que a procuram;
ela os precede no caminho da justiça
Aquele que a ama, ama a vida;
aqueles que velam para encontrá-la sentirão sua doçura.
Aqueles que a possuem terão a vida como herança,
e Deus abençoará todo lugar onde ele entrar,
desvenda-lhe seus segredos e enriquece-o com tesouros de ciência,
de inteligência e de justiça.

 

E é sobre minha paixão que vou falar hoje: a leitura! É assim que busco aprender mais sobre as coisas Divinas e terrestres. Acredito ser uma atividade muito importante na vida de nossos filhos também. Busco varias formas de fazer minhas filhas se apaixonar pelo habito de ler.

Uma destas formas que deu muito certo aqui em casa ( e por sinal matei dois coelhos com uma cajadada só, rsrs), foi colocar livros no banheiro… Tudo aconteceu quando estava ensinando a Elisa a usar o troninho, ela tinha medo de ficar la, então usei eles para distraí-la e segurar ela sentadinha por mais tempo. Deu suuuper certo, já virou regra aqui em casa. Nem preciso dizer o quanto foi fácil para a Manuela aprender a usar o troninho né?!

com suporte para livros

Papeleira com suporte para livros

 

Os  15 beneficios da leitura para as crianças

Pesquisas mostram que crianças que lê e tem contato com a literatura desde a barriga da mãe, principalmente quando os pais leem para elas, a tendência é:

  1. aprender melhor;
  2. pronunciar melhor as palavras;
  3. se comunica melhor de foma geral;
  4.  desenvolve a criatividade;
  5. adquire cultura;
  6. desenvolve a imaginação;
  7. a leitura frequente ajuda a criança a criar familiaridade com a escrita;
  8. facilita a alfabetização;
  9. ajuda a fixar a grafia correta das palavras;
  10. estreita o vínculo familiar, quando você lê, se emociona, mostra a criança seu lado humano e capta os sentimentos dela;
  11. desenvolve o repertório;
  12. constrói o senso critico, principalmente quando lemos livros que nos ajudam a entender sobre o mundo e a nós mesmos;
  13. aumenta o vocabulário;
  14. desenvolve o raciocínio logico;
  15. muda sua vida, ajuda a preparar-se para a vida.

Iniciando o acervo de livros

A Elisa e a Manuela amam ganhar livros de presente, é claro tem que ser aqueles mais chamativos, aqueles que tem alguma atividade, um som, desenhos bem coloridos, onde elas também podem participar da história. Penso que é um bom caminho para despertar o gosto pelos livros, pode começar apenas como uma brincadeira, e virar uma grande paixão. Incentivar a leitura dos livros bíblicos auxilia no conhecimento da fé e nos ajuda a ensinar sobre Deus. No Ig delas  (Instagram/fofoletesisamanu) eu mostro os mais queridos (sei decor, rsrs) por aqui!

Acesse aqui para ter ideias inspiradoras para criar o cantinho da leitura para os pequenos!

livros DSCF8972

 

 

 

 

One comment

Deixe uma resposta