DESÂNIMO

UMA REFLEXÃO PARA OS PAIS DESANIMADOS:

              “Deus virou para um homem que estava muito desanimado e disse-lhe: “Meu filho, tenho uma missão para você. Sabe aquela pedra enorme que está perto da sua casa? Quero que a empurre sem parar, faça chuva ou faça sol não pare de empurrá-la, empurre-a com toda tua força e toda a tua vontade.” E o homem respondeu: sim Senhor eu farei o que me pede. E mesmo sem entender, o homem resolveu obedecer. Dia a dia ele pelejava empurrando a pedra com toda a sua força, mas ela não se mexia. E cada noite, retornava para a sua casa aborrecido, sentido que seu esforço era em vão. Percebendo o desânimo do homem, o inimigo decidiu entrar em cena colocando pensamentos negativos em sua mente desgastada tentando desanimá-lo para que desistisse da missão que Deus tinha confiado a Ele, e disse: “Você tem empurrado essa pedra por tanto tempo, e ela ainda não se moveu. Não acha melhor desistir? Deixe essa tarefa para outro.” Esses pensamentos minavam o seu espírito e davam-lhe a impressão de era um fracassado. Pensando em desistir, elevou seus pensamentos em oração e disse: – “Senhor, tenho trabalhado duro fazendo exatamente aquilo que o Senhor me mandou, entretanto, após todo esse tempo não consegui mover a pedra nem por um milímetro. O que está errado? Porque tenho falhado? O Senhor, em sua infinita misericórdia e conhecendo a aflição que tomava conta daquele coração, respondeu-lhe: – “Meu filho, quando eu lhe disse que tinha uma missão para você, você aceitou, expliquei-lhe que o seu trabalho seria empurrar a pedra todos os dias, e é o que você tem feito. Eu nunca lhe ordenei que a movesse. Porque você pensa que falhou? Olhe para os seus braços, suas mãos e pernas e veja como estão fortes e firmes. Todos esses atributos lhe fazem melhor do que antes, você está mais forte, observe que o seu chamado foi para empurrar a pedra exercitando sua força e confiança na minha Palavra. Você fez exatamente o que lhe pedi e quando chegar a hora, Eu mesmo moverei a pedra”

Quantas vezes, como pais, sentimos que tudo o que fazemos é em vão?… Será que vai aprender um dia? Será que estou certa? Será que vale a pena? Será que é necessário tanto esforço e dedicação? Será que alguém vai reconhecer o que estou fazendo?

Que educar não é uma tarefa fácil, já falamos aqui … Mas existe um  desânimo que nos desconcentra dos objetivos reais de educadores para o céu. Na maioria das vezes nos deixamos ser guiados pelo que vão falar ou pensar a respeito da educação que queremos transmitir, em muitos casos por pessoas mais próximas, parentes, amigos… Aquelas pessoas que deveriam nos encorajar, são as que mais nos desanimam… Com relação aos estudos, as boas maneiras, a forma de falar, a rotina, momentos de oração, maneira de se vestir, por eu estar trabalhando em casa com as meninas,  escuto frases do tipo:

  • Pra que fazer isso todo dia? Quanto trabalho, ta desperdiçando seu tempo;
  • Faz de qualquer jeito mesmo,  em casa  ninguém vai ver… lá na rua você faz certinho;
  • Qualquer um cuida, pode muito bem trabalhar fora! (nada contra quem trabalha fora e necessita deixar aos cuidados de outros, cada um sabe o que precisa e o que é melhor para sua família, já trabalhei muito tempo fora e no momento decidimos que era melhor assim!)
  • Você da atenção de mais, pra que explicar tanto?
  • Elas não entendem ainda são pequenas;
  • Estão mimando, vai estragar deste jeito;
  • Sempre vão para o seu quarto? Deixa chorar, logo aprende;

Quando a duvida surgir, o melhor é procurar ajuda de um profissional, ler livros, procurar ajuda de quem já passou pela mesma situação, orar e pedir que Deus auxilie nas escolhas, só não pode desanimar e achar que tudo esta perdido, muito menos dar ouvidos aos conselheiros de plantão que não acrescentam e só nos desanimam mais ainda!

Nossa hora vai chegar, tenho certeza que quem plantou e cuidou bem das sementinhas que são os nossos filhos será bem recompensado.

   Colossenses 3:23-24

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

2 comments

  1. Natália Belinato Marques says:

    mto bom!!!! É bem isso mesmo….o caminho é difícil, o processo é árduo e tem sempre alguém pra criticar e dizer que não vai dar certo…..

Deixe uma resposta