QUAL O ASSUNTO DE HOJE?

Meninas lendo

SOBRE POKEMON GO, OLIMPÍADAS E NOSSOS ASSUNTOS DO MOMENTO

No que você tem gastado sua energia? No que tem focado? Quais são seus assuntos quando vai conversar com amigos ou família? O que você tem assistido na TV? Quais são as músicas que você ouve? Quais são os pensamentos que você produz quando está sozinho? O que você vê na internet? O que curti? Quais são os tipos de mensagens que você troca no WhatszApp? Já parou para pensar como pequenas atitudes pode trazer grandes resultados na sua vida e na vida de seus filhos?

 Nas redes sociais é o que não faltam, pessoas contra alguma coisa, contra uma atitude, contra o governo, contra aquele tipo de pessoa, contra as olimpíadas, contra uma nova brincadeira virtual (aliás, nunca vi tanta audiência para esta última). Não faltam pessoas para opinar e dizer o que não gostam, criticar, xingar ou difamar.

Isto não significa que é errado ter uma opinião formada sobre um assunto, que não devemos ser contra o que nos faz mal, principalmente para nossos filhos, não é isso! O assunto aqui é outro.

O discípulo de Jesus é obrigado a julgar! Às vezes, alguém na igreja terá que julgar outros irmãos para resolver problemas (1 Coríntios 6:1-5). Em geral, todos nós temos que julgar todas as coisas, retendo o bem e rejeitando o mal (1 Tessalonicenses 5:21-22). Para discernir entre essas coisas, é necessário crescer espiritualmente (Hebreus 5:12-14). As pessoas incapazes de julgar continuam como crianças, como pessoas carnais (1 Coríntios 3:1).

Quando a gente pensa, lá no nosso cérebro, milhões de neurônios são ativados e conversam entre si para que possamos, por exemplo executar alguma tarefa, chorar quando sentimos dor, sorrir quando estamos felizes até mirar e acertar a bola no gol. Ok. Pensamos porque temos neurônios, mas como eles fazem a gente pensar? Eles “se comunicam uns com os outros, e essas comunicações são como verdadeiras conversas, ou melhor, fofocas! Quando você pensa, por exemplo, em alguém que há muito tempo não vê, pode ter certeza de que muitos neurônios estão conversando. Imagens dessa pessoa são formadas na sua cabeça e você é capaz de se lembrar até do cheiro bom daquela pessoa! ”. E nossos neurônios continuam fofocando mesmo quando a gente dorme – é por isso que a gente sonha, por exemplo.    É essa fofoca entre eles que permite que você leia este texto, escute seu colega conversando com você, ou que você trabalhe, estude, durma, fale e aprenda bastante, ou que você adoeça também! Depende muito do que você alimenta seu cérebro.

 Todas aquelas perguntas no primeiro parágrafo ira fazer você pensar sobre isto, sobre o que esta alimentando seu cérebro. Responda elas… guarde as respostas pra você! (isto mesmo, anote em um papel, o cérebro registra melhor quando anotamos). Agora pense no que você deseja para você, sua família, seus filhos, seus amigos. Acredito que desejou só coisas boas, principalmente pra você, não é mesmo?

Já pensou se nossos esforços diários, nossos pensamentos, os programas de TV, a internet e todos os nossos assuntos fossem positivos, se nossos diálogos fossem para elogiar, agradecer??…

Estou falando muito de mim aqui, sobre algo que preciso policiar a todo instante para não cair em tentação.

Vejo uma grande diferença quando preciso corrigir minhas filhas. Se eu vou logo dizendo apontando o erro, criticando e dizendo que é proibido vejo que os erros continuam, e perco a credibilidade. Se eu mostro um ponto positivo em suas qualidades logo no inicio da conversa (preciso ser sincera), eu já ganho a atenção, elas param e analisam. No final me dão a razão e até me auxiliam para corrigir o erro.

Tudo na vida tem seu lado positivo, precisamos focar nisso!

As olimpíadas por exemplo, sabiam que elas foram criadas pelos gregos que, além da religiosidade, buscavam a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega? Eles também mostravam a importância que davam aos esportes e a manutenção do corpo. É lindo de ver como os atletas se preparam, como se esforçam para alcançar seus objetivos. Aí, porque o Brasil “não presta e só tem políticos ladrões” (segundo os críticos de plantão, essa não é minha opinião!!) Nossa olimpíada tem que ser uma “merda”?

Os jogos e a internet… tem sim seu lado “ótimo de bom”!! E lógico que tem seu lado péssimo. Para isso que nós pais servimos (enquanto nossos filhos são pequenos) …explicar o que é bom e o que é ruim… Depois é com eles… se proibir é muito pior, precisamos explicar, conversar, estar mais presente na vida de nossos filhos para eles não precisarem ocupar seu tempo livre com o que não faz bem.

Já falei sobre o que penso dos  eletrônicos aqui …

Vamos viver o lado bom da vida, vamos falar de coisas boas, de comidas, de lugares e não de pessoas. Vamos ser felizes, vamos fazer nosso próximo mais feliz… nos deixa mais leve e mais perto de Deus!

Fica a dica!

 

 

Deixe uma resposta